PIB Novo Progresso

Uma Igreja em Células

TEMA: Esta forca não é minha. Texto: Ester 6:6

PIB Novo Progresso – Mensagem para células

“Todo mundo discipulando todo mundo” Série –Fator Barnabé

- Data: 30/09/2019.

TEMA: Esta forca não é minha.  Texto: Ester 6:6 

O rei Assuero deu um banquete e após mostrar a todos a grandeza do seu reino resolveu chamar sua esposa a rainha Vasti para mostrar a todos o quanto ela era bela, todavia, ela não quis comparecer. Em virtude disto, aconselhado por seus nobres, ele se separa de Vasti e faz um concurso entre as mulheres do seu império para uma delas substituir a rainha. Mardoqueu primo-pai de Ester a convence participar do concurso e ela ganha o coração do rei se casando com ele e se tornando rainha.

Certo dia o rei Assuero honrou Hamã, promovendo-lhe acima de todos os outros nobres. Conforme as ordens do rei, todos deviam se prostrar diante dele, todavia, Mardoqueu não se prostrava diante de Hama o que o irritou grandemente fazendo-o preparar uma forca para Mardoqueu e programar a morte de todo o povo judeu.  Creio que quando Mardoqueu ficou sabendo da iminente morte dos judeus e do seu possível enforcamento ele decidiu que a forca não era dele, o que aprendemos com esta história?

I - Mardoqueu encarou o problema de frente. Ester 4:1-3.    Mardoqueu  poderia  entregar os pontos e declarar-se morto assim como todos os judeus. Ele poderia também encher-se de culpa e condenação porque afinal foi por causa dele que todos os judeus seriam mortos. Ele poderia também começar a reclamar de Deus, a murmurar e dizer que Deus os havia abandonado e se revoltar contra Deus, todavia, ele decidiu encarar o problema de frente e determinar que ele não morreria na forca e ninguém dos judeus morreria também. 

II – Mardoqueu ensinou a Ester a exercer resiliência. Ester 4:10 a 11. Ester ficou sabendo que Mardoqueu estava muito triste e por isto mandou Hatá ver o que estava havendo, então Mardoqueu  pediu que Ester intercedesse pelo povo judeu ao rei. Todavia, Ester disse que não poderia porque uma lei a impedia que ela entrasse na presença do rei sem ser convocada, pois poderia ser morta. Mardoqueu manda uma resposta a Ester que a fez tomar uma decisão resiliente, e ela convoca a todo povo judeu a orar e jejuar por três dias por ela para que ela fosse conversar com o rei,  e quando ela vai até a presença do rei ele estende o cetro para ela e lhe pergunta o que ela deseja, dizendo-lhe que lhe daria metade do reino.

Pergunte: Porque a resiliência é importante para vencer os momentos difíceis?

III- Mardoqueu creu que todo problema tem solução, toda dor tem um alivio. Ester 6:1 a 6. Ester pede ao rei somente pela presença do rei e de Hamã em um banquete preparado por ela. À noite, com dificuldades de dormir, o rei Assuero ordenou que trouxessem o livro das crônicas e que este fosse lido para ele. Leram sobre o evento que Mardoqueu delatou o plano de dois oficiais para matar o rei. Assuero então pergunta que honra Mardoqueu havia recebido por isso e seus oficiais lhe responde que nada havia sido feito. 

Hamã, no pátio, se preparava para pedir ao rei o enforcamento de Mardoqueu. No entanto, posteriormente, quando na presença do rei por sua ordem, foi questionado sobre o que deveria se fazer com a pessoa que o rei tem prazer de honrar. Pensando ser ele tal pessoa, sugeriu, em suma, uma aparição pública com adornos reais e com alguém proclamando a benevolência do rei para a pessoa que ele tem prazer de honrar. Ester 6:1-6.  Para surpresa de Hamã, ele teve de preparar Mardoqueu com tais adornos e proclamar pelas ruas da cidade o que havia sugerido a Assuero. O rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester. Lá o rei voltou a perguntar à rainha qual era seu desejo, reafirmando que se seu  pedido fosse metade do reino, ele seria concedido. Entretanto o pedido de Ester foi para que o rei poupasse a vida do povo judeu, seu próprio povo. Assuero então perguntou quem era o responsável pela trama contra os judeus e ela respondeu que era  Hamã, então  Hamã foi levado à forca que tinha preparado para Mardoqueu.

IV- Quando Mardoqueu decidiu que a forca não era dele, ele a trocou por honra.  Mardoqueu vestiu-se de pano de saco na angustia, mas agora ele se veste com vestes reais,  ele estava caído no chão de tanta tristeza, agora é colocado em um lugar de destaque, no cavalo do rei, ele que era humilhado agora tem em sua cabeça a coroa do rei simbolizando o domínio, e anda no cavalo pelas ruas da cidade para que todos saibam o que o rei fez por ele e como sua vida foi mudada. O Senhor tem a mesma promessa para nós,  Leia  Isaías 61:1-3.

Pergunte: O que voce entende da expressão dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado.            VIRE A FOLHA PARA LER OS AVISOS

 

AVISOS

Amado visitante Seja bem vindo. 

 

Prepare-se: Vem aí o Batismo dos 100.  

Ainda há vagas para o congresso de casais que acontecerá nos dias 29/11 a 01/12 em um lindo sítio em Betim. O valor do investimento  é 550 reais e pode ser dividido no cartão de crédito. Invista no seu casamento, será uma benção! 

Desejamos A TODOS os aniversariantes do mês de SETEMBRO, um feliz aniversário.

Prepare-se: vem ai festa dos tabernáculos  2019. Dias 13 a 21 de outubro. Tema: A nova Jerusalém, o noivo, a noiva e o grande dia.

PROMOÇÃO DE VERÃO. As 10 primeiras mulheres que se matricularem na academia do projeto mais saúde em outubro pagarão apenas R$ 19,90 a mensalidade. NÃO PERCA.

No dia 02 de outubro, às 15 horas , no prédio novo da IBNP. o  projeto para mulheres, oferecerá um curso de artes em tecido ( retalho ).  . Para mais informações entre em contato com a Erci: (31) 987202035.

Festa dos tabernáculos, dias 13 a 20 de Outubro no prédio novo da IBNP. Não fique de fora.

Café para discípulos ,líderes e pastores, sábado dia 05 de outubro as 09 hs na igreja CEAD, da pastora Magna, 

 No próximo  domingo,    dia 06 de Outubro  votação para conselheiro tutelar, das 09 as 17 hs nos locais credenciados. Levar titulo de eleitor de Contagem e documento com foto.

Curso primeiros passos,  todo domingo as 09 hs no prédio novo da IBNP

 

 

 


CONTATOS

Rua Dr. Mariano de Oliveira, 209 
Novo Progresso, Contagem - MG
32115-190

(31) 3357-1482

(31) 9 9228-5465 (Tim)

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO

Home | Cultos | Fale Conosco

Últimos Tweets